Poame-se

Poesia e literatura afro e indígena para a ressignificação da história de mulheres e potencialização dos dons artísticos de meninas das periferias.

O PoAme-se é um grupo de trabalho de poesia preta e literatura afro, que atua dentro do projeto Cine Club TF. Na Poesia preta, desenvolvemos a escrita criativa e a liberdade de expressão de meninas e mulheres pretas periféricas que foram, desde muito cedo silenciadas e ensinadas a serem tímidas.

Estimulamos o auto conhecimento, o auto cuidado e o amor próprio através da arte.

Nosso Propósito

Nosso propósito é reconhecer e valorizar as identidades afro, indígena e ribeirinha desde a infância, promovendo uma conexão profunda com suas ancestralidades. Buscamos romper o silenciamento que historicamente recai sobre essas culturas, reverberando a voz e visibilidade às suas histórias. Assim, nasceu a fusão da poesia preta com a literatura afro, com o objetivo de estimular nas crianças o reconhecimento e a valorização de suas identidades socioculturais afro-indígena-ribeirinhas.

Nossa Atuação

Utilizamos a contação de histórias como nossa principal ferramenta, trazendo essas representatividades para o centro das narrativas. Dessa forma, desde cedo, as crianças têm a oportunidade de reconhecer e valorizar suas origens, construindo uma base sólida de autoestima e pertencimento cultural.

De onde
vem?

De onde vem?

Qual chão pisam?

Quais seus sonhos?

Como Fazemos?

Nos finais de semana ocupamos praças da nossa quebrada, carregando vários livros infantis, com histórias afro-indígenas-ribeirinhas. Reunimos as crianças do nosso bairro, fazendo intervenções lúdicas com direito à contação, encenação, brincadeiras e reflexão sobre as histórias contadas, gerando processos de conscientização sobre suas realidades.